quarta-feira, 29 de junho de 2011

além do obvio

Abraão,olha para o céu,olha as estrelas;se é que pode conta las;assim será tua descendência.
Deus usou Abraão como uma sombra dele.Ele falou à Abraão que ele seria pai de multidões.Poderia ter usado tantas outras palavras,como: Senhor de multidões,Chefe das multidões,o Maior nas multidões,mas ele usou a palavra pai..E essas multidões seriam filhos,não apenas servos,escravos,ou robôs(programados para tudo menos para amar),mas filhos..
O tempo passa e chega Moisés.Sombra de Cristo.Moisés seria o homem que livraria seu povo do Egito.
Depois que esses homens(e muitos outros) contribuirão com a continuação do plano de Deus,os judeus começaram a ver Abraão como o legítimo pai,e não viram que ele era apenas a sombra.Como com Moisés,eles se prenderam aos 10 mandamentos.
Abraão e Moisés foram homens,pecadores como todos os outros.Tinham um relacionamento com o Pai,e por sua enorme misericórdia,graça,e sabedoria,ele usou essas "sombras",que tornaram seu plano algo um pouco mais palpável por nós,algo mais próximo ao nosso entendimento.Deus usa a pedagogia,como se nós fossemos crianças,ele coloca seus enigmas ao nosso nível humano,nosso "universo".
Suas pedagogias podem ser homens,cenários,situações..Como Moisés,que passava pelo Egito com o povo.Eles murmuravam pela situação e não olhavam o Pai.Moisés não chegou a "terra prometida",mas esquecendo o cenário,essa terra humana,onde seria a terra prometida?? Será que a terra era a que eles observavam com olhos humanos?? Ou a que Deus preparou para seus filhos??
 Deus está nessa terra prometida.
E ao longo do cenário,não são as dificuldades que importam,mas o que verdadeiramente tem valor é com quem estamos caminhando.
Precisamos observar tudo como se fossem pedagogias,há muitas coisas além do que nossos olhares se prendem.
E me intriga,se a vida de Jó foi uma pedagogia,se os 40 anos no deserto foram pedagogias,há muito mais amor por trás dos cenários.     

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pense em seus Pensamentos..


Como entender a mente de um ser humano?? Em um instante é uma coisa,pouco depois já não é mais.Em frações de segundos os pensamentos mudam.Atitudes tolas me mostram o quanto dependemos e precisamos da graça e da misericórdia do Pai.


Simples humanos..mas humanos que sabem o certo e o errado,e que escolhem o caminho a seguir,como já dizia a chikinha do chaves:"errar é humano,persistir no erro é burrice"..
A mente pra mim é uma coisa entrigante,são milhares de pensamentos ao mesmo tempo,uma confusão as vezes.Vejo muitas pessoas que em momentos têm um pensamento tão formado,tão firme,tempo depois tudo parece que desmorona..como pode acontecer isso??
Peço muito a Deus que a certeza que tenho agora nunca mude,nem com o passar do tempo,nem com as tribulações ou perseguições..que eu não deixe de acreditar por nada..
Percebo que fica mais fácil firmar meus pensamentos quando faço coisas que fortalecem meu espírito e não minha carne..
MENTE..que ainda não consegue imaginar o Pai em sua total plenitude,mas que quando deixo ela trabalhar novamente como a mente de uma criança,vejo como em desenhos um reino,uma casa,um sofá,um Pai-que por sinal é o melhor Pai de todos-uma família gigante,todos juntos no colo mais macio,no abraço mais apertado,na maior extenção do amor,prontos para viver a eternidade com nosso Paizão..